terça-feira, 17 de abril de 2012

Tiro de Saída no Handebol

Regra 10 – O TIRO DE SAÍDA

10:1 No começo da partida, o tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e escolheu começar com posse de bola. Os adversários têm, então, o direito de escolher a quadra. Alternativamente, se a equipe que ga-nha o sorteio preferir escolher a quadra, então a equipe adversária deverá executar o tiro de saída
As equipes trocam de quadra para disputar o segundo período da partida. O tiro de saída que inicia o se-gundo tempo é executado pela equipe que não o executou no começo da partida.
Antes de cada prorrogação deve-se realizar um novo sorteio, e todas as regulamentações contidas na Regra 10:1 se aplicam também às prorrogações.
10:2 Depois de se converter um gol, o jogo recomeça por meio de um tiro de saída executado pela equipe que sofreu o gol (ver, no entanto, Regra 9:2, 2º parágrafo).
10:3 O tiro de saída se executa para qualquer direção do centro da quadra de jogo (com una tolerância para os lados de aproximadamente 1,5 m.). É precedido por um apito e deve ser executado dentro dos três segundos seguin-tes após dito sinal (13:1a, 15:7 3º parágrafo). O jogador que realizar o tiro de saída deve posicionar-se com, pelo menos, um pé em contato coma linha central e o outro pé atrás dessa linha (15:6). O jogador deve permanecer nesta posição até que a bola tenha saído de sua mão (13:1a, 15:7 3º parágrafo). (Ver também Esclarecimento Nº 5).
Os companheiros do jogador executante não têm permissão para cruzar a linha central antes do apito (15:6).
10:4 Para o tiro de saída que é o começo de cada período (incluindo qualquer período das prorrogações), todos os jogadores devem se encontrar em sua própria metade da quadra.
No entanto, para o tiro de saída que se executa depois que um gol foi convertido, aos jogadores da equipe adversária é permitido permanecer em ambas metades da quadra de jogo.
Em ambos casos, no entanto, os adversários devem estar a pelo menos 3 metros de distância do jogador executante do tiro de saída (15:4, 15:9, 8:7c).
10:3 Simples trocas na referência do Esclare-cimento 5.
10:4 Simples mudança na referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário